domingo, 7 de setembro de 2008

BRINCADEIRAS (Brasil! Óh,Meu Brasil!)

Queria ilustrar esta cantiga que aprendi ainda na escola, quando criança e marcou muito. Mas, por incrível que pareça não consegui uma imagem ilustrativa de criança brincando de soldadinho.Encontrei fotos de crianças armadas de verdade nas favelas ou fotos de soldados adultos em guerra. E mais uma vez me pergunto:


"Onde está a inocência das crianças?"


Será que se perdeu no tempo?


Cadê os menininhos que brincavam de soldados, sonhando um dia poder defender a sua Pátria? Agora o sonho se transformou na triste realidade de fazer guerra por qualquer motivo?


Ele era ainda pequeno
de nada sabia
só ouvia tocar
os tambores na rua.
Vinha logo pro portão,
via passar os soldados
marchando valentes
cantando seu hino,
sorrindo contentes
de espada no cinto
e bandeira na mão.
Ele era ainda criança
mas seu coraçãozinho
sonhava tão alto
ia ser um soldado
ia ser presidente.
Ia pro fundo do páteo
vassoura no ombro
ficava sonhando
marchando sozinho
cantando baixinho
pro seu batalhão

Brasil pararapampam
Brasil pararapampam
Brasil, ó meu Brasil!

Vai soldadinho de chumbo
Marchando contente
Desperta o gigante que dormiu
Vai governar minha terra
amar minha gente
vai ser presidente do Brasil. Vai colorindo este mapa,
seu livro sem capa
não há de ficar.
Vai construir neste nada
a paz de uma estrada
pra gente chegar.
Seu ideal não descansa
ainda criança
olhando seu sonho desfilar.
Seu pensamento, bandeira
que a vida inteira
verei pelos campos tremular.
As suas mãos são a base
Que apóiam esta frase:
PRA FRENTE BRASIL!
Todas as vozes erguidas,
cantando unidas
Pra Pátria acordar

Brasil pararapampam
Brasil pararapampam
Brasil, ó meu Brasil!

5 comentários:

agscruz disse...

Ola Elizete, sou Carlos Cruz de Manaus. Ontem estava procurando a letra da musica "Brasil oh meu Brasil", eu nem sabia o nome da musica, só me recordava de alguns trechos. Quando criança eu tinha um disco que so tinha esta musica, ouvia muito, mas este se perdeu com o tempo. Hj aos 30 anos e pai de dois meninos, gostaria de cantar pra eles esta musica que é muito bonita. Acho que vc foi a unica pessoa na internet que postou sobre esta cantiga. Lendo a letra me lembrei de outros trecho que tinha no disco e já anotei, se quiser posse enviar pra vc. Muito obrigado.

E que Deus abençoe vc e sua familia.

Solange Helena disse...

Olá Elizete.
Meu nome é Solange Helena, e moro em Jacareí - SP. Lembro dessa música do tempo em que estava na escola. Estava a procura dessa letra, mas tentando encontrar também a música. Tem aí também uma conotação de propaganda política, assim como outras músicas que eram ensinadas na escola. E eu estudava no RS, Bagé terra de um presidente Emílio Garrastazu Médici, se não me falha a memória. Tempos em que as escolas eram muito diferentes.
Abraços

Por mim mesmo numa mesa de bar. disse...

Maravilhosa lembrança! Ouvia e aprendemos a cantas esta musica na escola, isso em 1971, 1972...Lindo, amei me emocionei. Grato pela postagem!

Sergio Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neguinho26121950 disse...

Elizete,você não imagina a felicidade que senti ao ver a letra desta música,guardo um pedaço de papel amarelado da época de minha infância no Ginásio Caio Martins(1968) com trechos desta musica.Tenho procurado pela mesma ha mais de trinta anos.Obrigado por me fazer voltar a infância.Vou tentar agora descobrir quem gravou esta preciosidade. Obrigado.

 
;