domingo, 24 de agosto de 2008

BRINCADEIRAS INFANTIS ( Dona Cândida)

Retomando minhas recordações continuo buscando na minha memória as brincadeiras de roda.Esta que hoje relembro, não tenho bem clara na lembrança.As vezes a memória também falha.Alguém ficava no centro da roda cobrindo o rosto com as mãos, enquanto as crianças da roda cantavam:


DONA CÂNDIDA


Senhora dona Cândida

coberta de ouro e prata

descubra o seu rosto

quero ver a sua graça


Dona Cândida respondia:


Que anjos são esses

que tanto me rodeiam

é de noite é de dia

padre nosso,ave-maria



....e depois não recordo mais, lembro-me que alguns ficavam passando por debaixo das mãos dadas dos que estavam em roda...não sei a continuidade...


SE ALGUÉM SOUBER VENHA COLABORAR COMIGO,FICAREI MUITO GRATA.




2 comentários:

Marília Castro disse...

(Formação: crianças em círculo e uma no meio agachada e cobrindo o rosto com as mãos até apontar para uma das outras. A primeira e a terceira estrofe é cantada pelas crianças e a segunda pela dona Cândida)

Continuação:
Somos filhas do Rei
Somos netas da Rainha
O seu Rei mandou dizer que escolhesse uma pedrinha

*então ela escolhia a criança que seria o pega e as outras fugiam. A criança capturada seria a próxima dona Cândida.

Marília Castro disse...

(Formação: crianças em círculo e uma no meio agachada e cobrindo o rosto com as mãos até apontar para uma das outras. A primeira e a terceira estrofe é cantada pelas crianças e a segunda pela dona Cândida)

Continuação:
Somos filhas do Rei
Somos netas da Rainha
O seu Rei mandou dizer que escolhesse uma pedrinha

*então ela escolhia a criança que seria o pega e as outras fugiam. A criança capturada seria a próxima dona Cândida.

 
;